Quando se pensa em doenças reumáticas, logo temos em mente as dores e os inchaços nas articulações. Mas outras partes e órgãos do corpo também podem ser afetados por algumas dessas doenças, já que existem mais de 120 tipos delas.
Um desses órgãos que pode ser afetado pelas doenças reumáticas são os rins, que correm o risco de perder suas funções se um dos tipos de "reumatismo" não corretamente for tratado. A Artrite reativa (ARe) e o Lúpus eritematoso sistêmico (LES), por exemplo, podem levar ao aparecimento da glomerulonefrite, que é a inflamação dos glomérulos, partes do rim que ajudam na filtragem de certas substâncias no sangue e na formação da urina. A inflamação compromete essa capacidade de filtragem, o que leva à diminuição da função dos rins.
Também a inflamação causada pela Artrite reumatoide (AR) pode afetar os rins: segundo pesquisas, 1 em cada 4 pessoas com a doença pode desenvolver insuficiência renal crônica. Algumas das maneiras pelas quais a AR pode ocasionar danos aos rins são:
- pelo acúmulo de placas de gordura e colesterol nas paredes das artérias, causado pela inflamação crônica no revestimento dos vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo de sangue para os rins, limitando a quantidade de oxigênio e de nutrientes nos rins e diminuindo, assim, sua função;
- por problemas cardiovasculares, visto que pacientes com artrite reumatoide têm maior risco de apresentar esses problemas, incluindo hipertensão arterial, que podem danificar os vasos sanguíneos e diminuir a capacidade dos rins de remover resíduos e excesso de líquido do corpo;
- pelo uso de certos medicamentos que, embora sejam cada vez mais seguros, podem trazer efeitos colaterais para os rins em pessoas com problemas renais preexistentes. Esses medicamentos são os anti-inflamatórios AINES, os corticoides, metotrexato e ciclosporina;
- pela amiloidose, que é o acúmulo da proteína amiloide nos rins, o que pode levar à redução da função renal. A amiloidose pode estar associada a doenças crônicas, como a AR;
- pela glomerulonefrite, que também pode ser causada pela AR.
O acometimento dos rins ocorre também cerca de 70% dos pacientes de Granulomatose com Poliangiíte, uma doença rara que causa inflamação em pequenos vasos sanguíneos. A lesão mais comum é a glomerulonefrite necrotizante, que se caracteriza por insuficiência aguda da função dos rins, manifestada por uma rápida e súbita elevação da creatinina, associado à pressão alta e sangue na urina. Se não tratada a tempo, o paciente pode ficar dependente de hemodiálise.
Outras doenças podem também afetar os rins, como Esclerodermia/Esclerose Sistêmica, Síndrome de Sjögren, Gota, entre outros. Por isso, neste mês de atenção aos Rins, cujo dia mundial é no próximo dia 14, queremos lembrar ao(à) paciente reumático(a) da importância de sempre estar atento(a) a função de seus rins.
Percebeu uma mudança de coloração na urina? Sente uma sensação de queimação? Dor? Qualquer alteração, consulte seu(sua) médico(a). Quanto mais cedo se detecta essas alterações, mais fácil fica de corrigi-las e, ssim, melhor é para garantir o funcionamento correto de seus rins.
Referências
CHIEREGHIN, Adriano; XIMENES, Antonio Carlos; KEISERMAN, Mauro. Artrite reativa. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP), Manole, 2019, p. 185-189.
DEL RIO, Ana Paula T.; FRANÇA, Andréa F.E.C; SACHETTO, Zoraida. Esclerodermia: formas localizadas. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP): Manole, 2019, p. 218-221.
FREIRE, Eutilia A.M. et al. Esclerose sistêmica. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP): Manole, 2019, p. 222-228.
MOTA, Lícia Maria H. et al. Artrite reumatoide. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP), Manole, 2019, p. 134-149.
NETO, Eduardo Ferreira Borba et al. Lúpus eritematoso sistêmico. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP), Manole, 2019, p. 204-217.
SISSONS, Beth; BARD, Stella. Can rheumatoid arthritis cause kidney disease? MEDICALNEWSTODAY, ago 2024. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/rheumatoid-arthritis-kidney-disease. Acesso: 08/01/2025
0 Comentários