O Neuroma de Morton é uma condição que causa dor e desconforto na planta do pé, geralmente entre o segundo e o terceiro dedos ou entre o terceiro e o quarto dedos. É caracterizado pelo espessamento do tecido ao redor dos nervos do pé, formando um pequeno nódulo que pode causar formigamento, sensação de que há um objeto dentro do sapato e dor que é exacerbada ao caminhar, podendo irradiar para os dedos.
Acomete mais frequentemene mulheres em torno dos 50 anos e, em 80% dos casos, ocorre em apenas um dos lados do pé.
As causas mais comuns são:
- uso de sapatos apertados ou de salto alto;
- atividades físicas que colocam pressão excessiva nos pés, como corrida;
- certas deformidades dos pés, como joanete ou pés cavos;
- peso corporal.
Os sintomas incluem:
- dor e queimação na planta do pé, que pioram ao subir ou descer escadas e melhoram ao massagear a região;
- dormência ou formigamento nos dedos;
- sensação de choque entre os 2º e 3º dedo ou entre o 3º e 4º dedo;
O diagnóstico é clínico, a partir da história relatada do(a) paciente e de exames físicos, mas o(a) médico(a) também poderá solicitar ultrassonografia ou ressonância mgnética para os casos duvidosos.
O tratamento inicial pode variar desde mudanças no calçado e fisioterapia até medicamentos anti-inflamatórios e, em casos mais difíceis, cirurgia.
Referências:
TUA SAÚDE. Neuroma de Morton: o que é, sintomas, causas e tratamento. Tua Saúde, ago 2024. Disponível em: https://www.tuasaude.com/neuroma-de-morton. Acesso: 07/01/2025.
LIMA, Fernanda R.; GIARDINI, Henrique A.M.; SOUSA, Luiz Felipe A. Neuroma de Morton. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP), Manole, 2019, p. 536-537.
0 Comentários