Sarcoidose

A Sarcoidose é uma doença autoimune, inflamatória crônica. Sua principal característica é a fomação de granulomas, pequenos aglomerados de células inflamatórias que se formam nos tecidos afetados, levando à inflamação e, em alguns casos, à perda de função do órgão envolvido. Esses granulomas  podem afetar vários órgãos do corpo, mas é mais comum nos pulmões (90%), olhos e pele (ambos, de 20 a 30%). 

A causa exata da Sarcoidose não é conhecida, mas acredita-se que seja uma resposta anormal do sistema imunológico. Algumas possíveis causas incluem:

- Microorganismos: bactérias ou vírus podem desencadear a resposta imunológica que leva à formação de granulomas. A bactéria Propionibacterium acnes foi encontrada em 78% das amostras de sarcoidose em estudos; também os vírus Epstein-Barr e herpes simples vírus humano B foram citados, assim como fungos, mas em nenhum caso houve confirmação.

- Produtos químicos: a exposição a certos produtos químicos ou poeira pode desencadear a doença. Alguns desses fatores parecem ter maior probabilidade de estarem nas zonas rurais, como pó de pinheiro e madeira. Já houve menção também ao fumo, mas nada foi confirmado em pesquisas.

- Predisposição genética: algumas pessoas podem ter uma predisposição genética que aumenta o risco de desenvolver sarcoidose.

A doença atinge pessoas de todas as raças, gênero e idade, embora seja mais frequente em pessoas entre 20 e 40 anos, com um segundo pico de incidência em mulheres acima de 50 anos. Nos EUA, estudos revelam que é mais frequente entre os afroamericanos (2,4%) do que entre as pessoas de etnia branca (0,85%). 

No Brasil, um estudo realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo analisou 72 casos de sarcoidose cutânea, destacando que a doença é mais comum em mulheres e em pessoas de etnia branca. A média de idade ao diagnóstico foi de 49,6 anos, e a maioria dos pacientes apresentou envolvimento pulmonar e linfonodos torácicos. Outro estudo no Rio Grande do Sul analisou 92 pacientes e encontrou uma distribuição semelhante entre homens e mulheres, com uma média de idade de 41,8 anos. A maioria dos pacientes eram de etnia branca e não fumantes.

As pessoas acometidas por Sarcoidose costuman ser assintomáticos ou apresentam sintomas comuns, que incluem:

- Fadiga
- Febre
- Suores noturnos
- Perda de peso
- Inchaço dos gânglios linfáticos
- Tosse seca persistente (quando afeta os pulmões)
- Ínguas na pele (quando afeta a pele)
- Visão embaçada (quando afeta os olhos)

O tratamento depende do órgão acometido e, geralmente, envolve o uso de antinflamatórios AINES e corticoides, como Prednisona, para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. 

Em outros casos, pode ser necessário o uso de imunossupressores, como metotrexato, ou até de Inibidores de TNF-alfa. Nesse último caso, é preciso ter uma certa atenção. Alguns desses medicamentos tem um efeito paradoxal e induzem a uma doença granulomatose muito semelhante à Sarcoidose. Foram relatados casos com o uso de Infliximabe, Adalimumabe, Etanercepte, Certolizumabe e Tocilizumabe, que se resolvera com a suspensão desses medicamentos. Por isso, esteja atento e, qualquer supeita, converse com seu/sua médico/a.


Referências:

OPPERMANN, Liliane; FONSECA, Fausto F. Sarcoidose: o que é, sintomas, tratamentos e causas. Minha Vida Saúde, maio 2023. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/sarcoidose?form=MG0AV3. Acesso: 05/01/2025.

SILVA, Luiz Carlo Corrêa et al. Sarcoidose no sul do Brasil: estudo de 92 pacientes. Jornal Brasileiro de Pneumologia, n. 31 (5), 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-37132005000500007. Acesso: 05/01/2025.

TORQUATO, Mariana F.; COSTA, Marcella Karen S.; NICO, Marcello M.S. Sarcoidose cutânea: perfil clínico‐epidemiológico de 72 casos de um hospital terciário em São Paulo, Brasil. Anais Brasileiros de Dermatologia, n. 95, p. 57–62, 2020. Disponível em: 10.1016/j.abdp.2019.06.004. Acesso: 05/01/2025.

TUA SAÚDE. Sarcoidose: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento. Tua Saúde, maio 2023. Disponível em: https://www.tuasaude.com/sarcoidose/?form=MG0AV3. Acesso: 05/01/2025.

XIMENES, Antonio Carlos; OLIVEIRA, Fábia Mara G.P. Sarcoidose. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP), Manole, 2019, p. 625-632.