A "santa" Ora-pro-nóbis!

Você já deve ter visto, em muitos programas vespertinos de televisão, aquelas ofertas de Ora-pro-nóbis (do latim "rogai por nós"), vendida como um suplemento capaz de aliviar e combater dores e inflamações, entre várias outras funções.

Trata-se de uma planta alimentícia não convencional, isto é, uma PANC. É muito rica do ponto de vista nutricional por ser fonte de fibras, proteínas, minerais (como ferro, manganês, magnésio e cálcio), vitaminas (A, B3 e C), nutrientes esses que possuem propriedades antioxidantes, laxantes e hipoglicemiantes.

Justamente por todos essas características, é tida como uma planta capaz, entre outras virtudes, de ajudar na prevenção da anemia, no funcionamento do intestino, na perda de peso, na prevenção do envelhecimento precoce, na prevenção de cânceres, na diminuição do colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde dos olhos, do coração, dos ossos.

E por ser considerada também como anti-inflamatória, tem sido associada ao tratamento de doenças reumáticas, mas essa propriedade não foi endossada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) que, em abril, publicou parecer - emitido por sua Comissão de Osteoartrite - sobre o uso terapêutico da planta na área de Reumatologia:

“A Sociedade Brasileira de Reumatologia informa que não endossa cientificamente qualquer indicação de uso terapêutico de preparados que apontam a planta Pereskia aculeata, popularmente conhecida como “ora-pro-nóbis” no tratamento das doenças reumáticas, isolada ou em conjunto com outras substâncias.

Não existem estudos que permitam aval ao seu uso terapêutico. As doenças reumáticas requerem um diagnóstico e orientação adequadas, medicamentos apropriados quando necessários, para alívio de dor e outros sintomas e a correção e alterações de hábitos que levem a uma melhor condição de saúde geral.”

Comissão de Osteoartrite


O fato é que a fama da ora-pro-nóbis não se deve apenas às suas "propriedades medicinais", mas também por seu uso na culinária. Em Minas Gerais, a planta é quase um patrimônio histórico e já frequentava as mesas mineiras desde o chamado Ciclo do Ouro, especialmente nas chamadas cidades históricas. 

Em Sabará, por exemplo, há um festival, há mais de 20 anos, dedicado especialmente a ela. Durante três dias, geralmente no mês de maio, milhares de pessoas se reúnem para ouvir música e, claro, comer muitas delícias feitas com a planta. 

Hoje, a ora-pro-nóbis é encontrada em quintais e feiras de produtos orgânicos e tanto suas folhas quanto as flores e frutos são utilizados, pois seu gosto neutro confere versatilidade e garante a presença em pratos diversos, desde saladas até refogados, passando por sopas, molhos, doces e farofas.  Pode ser consumida, ainda, como matéria-prima para a elaboração de farinha, posteriormente utilizada como base para o preparo de bolos, tortas e pães. Já as flores funcionam como decoração em pratos e os frutos dão sabor a geleias e licores. 

Todas essas virtudes da ora-pro-nóbis tem a ver justamente com o fato dela ser uma PANC, que são plantas espontâneas e selvagens. Por esse motivo, utilizam todo o potencial de seu metabolismo primário e secundário, responsáveis pela produção de seus nutrientes e compostos ativos. Quando comparamos a ora-pro-nóbis com outras hortaliças convencionais, que são cultivadas em sistemas de monoculturas e sem a diversidade ambiental e do solo, as PANC tendem a apresentar mais nutrientes.






Fontes:

SBR. SBR emite parecer sobre o uso terapêutico da planta ora-pro-nóbis na Reumatologia. Notícias, 26/04/2024. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/noticias/sbr-emite-parecer-sobre-o-uso-terapeutico-da-planta-ora-pro-nobis-na-reumatologia/ 

VASCONCELLOS, Lucas. Ora-pro-nóbis: conheça seus benefícios e como consumir (uol.com.br). VivaBem UOL | Benefícios dos alimentos, 31/08/2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/08/31/ora-pro-nobis-e-rica-em-proteinas-e-versatil-nos-preparos-saiba-mais.htm