Paciente com AR: o que fazer para reduzir o risco de doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte entre os brasileiros, segundo o Ministério da Saúde (MS) e, por essa razão, o risco cardiovascular em pessoas com Artrite Reumatoide (AR) merece especial atenção, pois trata-se de uma doença que causa inflamação em articulações e também em órgãos, como o coração, o que aumenta a probabilidade para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. 

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são o tabagismo, o colesterol em excesso (pois podem se acumular e levar à formação de placas de gordura), hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes. Os diabéticos, aliás, têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.

A Sociedade Mineira de Reumatologia agrupou uma série de recomendações para que os pacientes de AR consigam reduzir o risco cardiovascular:

1. Controlar hipertensão e diabetes. Na verdade, essa recomendação vale para todas as pessoas, não só para pacientes com doenças reumatológicas. Por esse motivo, o uso de medicamentos para o controle dessas duas doenças deve ser feito corretamente. Além disso, o paciente precisa se conscientizar sobre a importância da redução de sal na alimentação, assim como a prática de atividades físicas regulares.

2. Evitar hábitos nocivos, como excesso de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos sem prescrição médica, uso de drogas e tabagismo. Essas orientações contribuem não só para a redução do risco cardiovascular em pacientes com AR, mas também são importantes para garantir o controle adequado da doença.

3. Manter os níveis de colesterol dentro da normalidade. O uso correto de medicamentos é indicado, assim como praticar atividades físicas e diminuir a ingestão de alimentos ricos em gordura.

4. Evitar obesidade e sedentarismo, fatores que influenciam diretamente no risco cardiovascular. Por isso é tão importante, como já foi dito, que o(a) paciente de AR faça exercícios físicos regulares e mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, aumentando o consumo de frutas, vegetais e proteínas animais com menor taxa de gordura, como peixes por exemplo. Além disso, deve diminuir também a ingestão de alimentos processados.

5. Controlar a atividade inflamatória da AR. O(A) paciente de AR deve fazer uso correto das medicações para o controle da atividade inflamatória.

6. Acompanhamento médico periódico com o reumatologista para controle da AR e manutenção de exames de rotina com o cardiologista. Assim, é possível reavaliar os sinais e sintomas do quadro reumatológico, acompanhando possíveis complicações cardiovasculares que possam surgir. Por meio de exames específicos (cintilografia, doppler de artérias carótidas, teste ergométrico e outros), o diagnóstico precoce para alterações e acompanhamento da saúde cardiovascular pode ser feito.

Agora você, paciente com AR, já sabe como reduzir o risco cardiovascular. 😉




Referências

SMR - Sociedade Mineira de Reumatologia. O que fazer para reduzir o Risco Cardiovascular em Pacientes com Artrite Reumatoide? Blog SMR, 17/03/2023. Disponível em: https://reumatominas.com.br/o-que-fazer-para-reduzir-o-risco-cardiovascular-em-pacientes-com-artrite-reumatoide/. Acesso: 30/03/2023.