Paniculite

Uma "paniculite acompanhada por sepse de origem cutânea" foi a causa da morte de Erasmo Carlos, de acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Barra D'Or (RJ), onde o cantor faleceu aos 81 anos.

O nome Paniculite engloba um grupo de distúrbios inflamatórios que podem causar inchaços ou nódulos dolorosos na camada de gordura abaixo da pele (o tecido adiposo subcutâneo). Tais nódulos são macios, quentes e avermelhados e variam em tamanho, mas tendem a ser grandes, com vários centímetros de diâmetro. São sensíveis ao toque ou mesmo doloridos e são mais comuns nas pernas e nos braços.

Existem muitas causas associadas a Paniculite, incluindo principalmente doenças autoimunes, como as reumatológicas doença de Crohn, lúpus e artrite reumatoide, além de vasculites, infecções por vírus, fungos, parasitas ou por bactérias (como tuberculose e estreptococos), cânceres (como leucemia e linfoma), doenças pancreáticas e metabólicas (como deficiência de alfa-1 antitripsina).

Quando a causa é infecciosa, pode haver infecção generalizada, isto é, a infecção atinge o sangue e depois se espalha para o restante do corpo. Ocorre aí a sepse, uma reação exagerada do corpo a algum tipo de infecção. Nesses casos, a evolução é muito grave, especialmente se o paciente for idoso. Foi o que ocorreu com Erasmo, que tinha, ainda, um histórico de problemas de saúde, incluindo a síndrome edemigênica, que ocorre quando há um excesso de líquido nos tecidos do corpo humano (o edema) e fez com que ele ficasse internado no mês passado.

Embora a Paniculite que acometeu Erasmo esteja associada à pele, existem outros tipos, que podem acometer alguns órgãos internos, como rins e intestino. E dependendo do tipo de paniculite, pode ocorrer atrofia (retração) ou esclerose (endurecimento) na pele. Também pode haver febre, mal-estar, cansaço e dores musculares.

O diagnóstico geralmente é feito a partir de uma biópsia profunda da área em que estão localizados os nódulos. Uma vez diagnosticada, o objetivo do tratamento é reduzir a inflamação e aliviar os sintomas, além de tratar a origem do problema. Por isso, a definição da causa da Paniculite demanda uma investigação detalhada, incluindo o histórico médico do(a) paciente e exames físicos e laboratoriais. É muito importante o acompanhamento médico de dermatologista e/ou reumatologista.

Não existe tratamento específico para Paniculite, mas podem ser administrados anti-inflamatórios não esteroides, os AINEs, para alívio da dor e da inflamação, e antibióticos para conter a infecção. O prognóstico vai depender da extensão dessas condições.

 

Referências:

Paniculite: entenda o distúrbio que foi a causa da morte de Erasmo Carlos - 23/11/2022 - UOL VivaBem

Paniculite: O que é e quais são os sintomas da doença ligada à morte do cantor Erasmo Carlos (msn.com)

Sepse causou morte de Erasmo, mas veio de quadro maior | O TEMPO