A anemia, como já dissemos, é uma condição causada pela baixa nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda no transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo. Na maioria das vezes, a anemia é consequência de uma doença ou está relacionada a uma carência nutricional. No caso de pacientes reumáticos, a causa não é tão aparente e várias condições podem contribuir para o aparecimento da anemia.
A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma alteração relativamente incomum, causada pela presença de anticorpos que atuam contra os glóbulos vermelhos do sangue, destruindo-os e causando sintomas como cansaço, palpitações, palidez, pele e olhos amarelados e falta e ar.
Este tipo de anemia pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em adultos jovens. Pode surgir espontaneamente (50%) ou ser secundária ao uso de certos medicamentos ou surgir pela desregulação do sistema imune após uma infecção, presença de outra doença autoimune ou tumores.
A anemia hemolítica autoimune nem sempre tem cura, mas tem tratamento, que é feito principalmente com o uso de medicamentos para regularizar o sistema imune, como corticoides e imunossupressores convencionais, como azatioprina, ciclofosfamida e ciclosporina. Em alguns casos, pode ser indicada a retirada do baço, chamada de esplenectomia, pois este é o local onde parte das hemácias são destruídas. Como novos tratamentos, as drogas imunobiológicas alentuzumabe, ofatumumabe e eculizumabe, além do já conhecido rituximabe.
Já a anemia macrocítica (AM) pode ocorrer nos pacientes com doenças reumáticas em decorrência da deficiência de ácido fólico e/ou de vitamina B12, ou pode também estar associada a toxicidade causada por certos imunossupressores, como metotrexato, sulfassalazina, leflunomida e azatioprina. A AM que ocorre com doenças reumáticas também pode indicar um aumento da prevalência de outras doenças autoimunes, como anemia perniciosa ou hipotiroidismo. Os sintomas da AM podem envolver manifestações cardiopulmonares, gástricas, intestinais e até psiquiátricos, como os transtornos depressivos.
Referências
SACILOTTO, Nathália de Carvalho; GIORGI, Rina Dalva Neubarth. Anemia nas doenças reumáticas. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP), Manole, 2019, p. 610-611.