Hoje é o Dia Mundial da Artrite Reumatoide, doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta 1 em cada 100 pessoas, o que a coloca como uma das doenças reumáticas mais comuns em todo o mundo.
A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune, crônica, progressiva e inflamatória, que afeta pessoas de todas as idades e, em especial, mulheres (cerca de duas vezes mais que os homens). Os sintomas mais comuns são dor, rigidez e inchaço nas articulações e deformidades, sobretudo nas mãos e nos pés. Com o passar do tempo, pode acometer as articulações maiores, de joelhos, quadris e tornozelos e até mesmo outros órgãos e tecidos, como coração, pele, fígado.
As causas da doença não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais possam desempenhar papel importante no surgimento.
Embora seja considerada, dentre as artrites, a mais impactante, e não haja cura, com diagnóstico precoce e com tratamento adequado, a doença pode ser melhor controlada, os sintomas e a progressão da doença minimizados e os danos articulares diminuídos. Por isso, é muito importante consultar um(a) reumatologista aos primeiros sinais da doença pois, quanto mais cedo for o início do tratamento, maiores são as chances de sucesso e maiores são as chances de uma vida com mais qualidade.
- Artrite reumatoide: http://www.precisamosfalar.blog.br/2020/03/artrite-reumatoide.html
- Artrite reumatoide e depressão: http://www.precisamosfalar.blog.br/2020/10/artrite-reumatoide-depressao-e-ansiedade.html
- Artrite reumatoide e saúde mental: http://www.precisamosfalar.blog.br/2021/10/sbr-artrite-reumatoide-e-saude-mental.html