Olhos e doenças reumáticas (4) - Secura ocular e a Sjögren

Como dissemos nos outros "capítulos" dessa série sobre olhos e doenças reumáticas, o envolvimento dos olhos faz parte de manifestações extra-articulares de muitas doenças reumáticas e, por isso, é muito importante conhecer essas manifestações oculares para buscar, o quanto antes, tratamento correto para manter a saúde dos olhos. Nesse "quinto e último capítulo" (por enquanto!) dessa série, falaremos sobre a secura ocular, ou xeroftalmia, muito associada à Síndrome de Sjögren (SS). 

A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune caracterizada, sobretudo, por causar secura em glândulas de diferentes partes do corpo. A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores genéticos (sobretudo os genes HLA-B8, HLA-Dw3 e HLA-DR3) e, possivelmente, infecções virais (como aquelas causadas pelos vírus Epstein-Barr, coxsackievírus, citomegalovírus, retrovírus HTLV 1, herpes vírus 6 ou 8) estejam relacionados ao aparecimento da síndrome. O acometimento de mulheres em período de menopausa sugere também o envolvimento de fatores hormonais.

Uma das manifestações da doença é justamente a secura ocular, que causa ausência de lágrimas e, consequentemente, ardência, irritação, lacrimejamento, queimação e sensação de "areia" nos olhos. Pacientes com olhos secos são mais vulneráveis ​​a infecções ao redor dos olhos e podem ter alguns danos na córnea, incluindo diminuição da visão.

Esses sintomas podem piorar, por exemplo, em locais com baixa umidade do ar, ambientes com ar muito seco, longos períodos em frente à tela do computador.

Existem outras causas para a secura nos olhos?

Sim, além da SS outras condições estão associadas à secura ocular e precisam ser investigadas, como o uso de certos medicamentos, como diuréticos e betabloqueadores usados no tratamento da pressão alta, alguns antidepressivos, antialérgicos, ansiolíticos e hipnóticos (os chamados benzodiazepínicos). Também doenças infecciosas, como as causadas pelos vírus da hepatite C e do HIV podem causar os mesmos sintomas, assim como outras doenças como sarcoidose, diabetes mal controlado e linfoma. Pacientes submetidos a cirurgia de córnea podem também apresentar secura ocular, assim como mulheres na menopausa. 

Como é o tratamento?

Ainda não existe cura definitiva para a Síndrome, mas diagnóstico e tratamento precoces podem afetar positivamente no curso da doença. É importantíssimo seguir uma conduta terapêutica apropriada, pois a qualidade de vida pode em muito ser melhorada. E evitar condições que possam piorar as securas, como tabagismo, ar condicionado, leitura e uso de computadores por tempo prolongado e o uso de certos medicamentos.



Referências

AMERICAN COLLEGE OF RHEUMATOLOGY. Sjogren's Syndrome. Disponível em:http://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Sjogrens-Syndrome. Acesso: 25/11/19.

PEREIRA, Ivanio A.; SKARE, Thelma L. O olho nas doenças reumáticas. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP), Manole, 2019, p. 618-619.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. Síndrome de Sjögren. Disponível em: http://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/sindrome-de-sjogren/. Acesso: 25/11/19.

SOCIEDADE DE REUMATOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Síndrome de Sjögren. Disponível em: http://reumatorj.com.br/publica/reumatismo/sjogren/. Acesso: 26/11/19.

TREVISANI, Virgínia F. M.; VALIM, Valéria; PASOTO, Sandra G. Síndrome de Sjögren. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP), Manole, 2019, p. 261-268.