Criança com Doenças Reumáticas


Ao contrário do que muitos pensam, doenças reumáticas não são exclusividade de adultos e idosos....crianças e adolescentes também podem ter “reumatismo”.

Estudos indicam que cerca de 25% das doenças reumáticas ocorram em pessoas com menos de 16 anos de idade. No Brasil, assim como em outros países subdesenvolvidos, a Febre Reumática é a doença reumatológica mais frequente, seguida por Artrite Idiopática Juvenil, Lúpus pediátrico, Dermato/Polimiosite, Esclerodermia e vasculites como a Doença de Kawasaki, dentre outras, como as as Síndromes da Hipermobilidade.

Segundo a Dra. Margarida de Carvalho, pediatra e reumatologista de Londrina, membro da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), os pais devem estar atentos e procurar um médico sempre que surgir uma dúvida: “Os pais precisam observar o comportamento da criança. De uma hora para a outra, a criança passa a cair repetidamente, tropeçar ou caminhar com dificuldade deixando de fazer atividades rotineiras, como correr ou jogar bola. Ou, então, começa a sentir algum tipo de dor que pode ser constante e não melhora com analgésicos até mesmo em repouso, incomodando o sono à noite. Isso pode ser sinal de algum problema reumatológico, inflamação nas articulações”, alerta a médica.

Além de problemas relacionados às incapacidades físicas trazidas pelas doenças, há outros impactos em várias dimensões da vida dessas crianças, como desgaste emocional, desajuste social e diminuição da escolaridade. Por isso, é importante o encaminhamento rápido desses pequenos pacientes para o diagnóstico correto e para o tratamento adequado, que deve contar com a integração de pediatras, reumatologistas pediátricos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, até a transição para o reumatologista de adultos.


Fontes

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Quando uma criança deve ser encaminhada ao Reumatologista Pediatra? Disponível em: http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/quando-uma-crianca-deve-ser-encaminhada-ao-reumatologista-pediatra/. Acesso: 28/02/21.

SOCIEDADE PARANAENSE DE REUMATOLOGIA. Crianças não estão livres de doenças reumáticas. Disponível em: http://reumatologiapr.com.br/criancas-nao-estao-livres-de-doencas-reumaticas/. Acesso: 28/02/21.