1. A estrutura da cartilagem começa a mudar ao longo dos anos, quando vai perdendo a elasticidade e fica mais suscetível a danos devido a lesões ou ao uso excessivo das articulações. O momento em que essas alterações ocorrem, bem como sua extensão, depende de fatores como hereditariedade, obesidade, traumas sofridos pela articulação, entre outros.
2. Com o tempo, a sinóvia - o revestimento das articulações - fica inflamada, resultado do desgaste da cartilagem. A inflamação produz citosina (proteínas inflamatórias) e enzimas que podem causar mais danos à cartilagem.
3. Na medida em que a cartilagem se desgasta, o osso abaixo da cartilagem é exposto e a articulação pode perder sua forma natural. As extremidades dos ossos tornam-se mais densas, formando "esporões".
4. Cistos cheios de líquido podem se formar no osso próximo à articulação. É possível que partes de osso ou de cartilagem flutuem soltos no espaço articular, causando maior inflamação da sinóvia.
Além do desgaste da cartilagem, o fluido encontrado na articulação pode desempenhar um papel no processo da doença. O líquido sinovial lubrifica a articulação e é necessário para que "funcione" corretamente. Esse líquido é constituído, principalmente, por ácido hialurônico que, na Osteoartrite, pode "aparecer" mais que o normal. Também é possível que haja uma alteração na "qualidade" do ácido, o que poderia diminuir sua função protetora.
Referência:
ARTHRITIS FOUNDATION. Osteoartritis. Disponível em: http://espanol.arthritis.org/espanol/disease-center/osteoartritis/. Acesso em: 16/11/19.