O mês de Maio serve para adquirirmos conhecimento e termos consciência sobre algumas das centenas de doenças reumáticas existentes.
O Dia Mundial da Espondilite Anquilosante, celebrado no dia 07 de maio, foi instituído para alertar a população de que dor persistente nas costas pode ser sinal desta doença reumática crônica, altamente incapacitante. A espondilite anquilosante (EA) afeta principalmente a coluna vertebral e as articulações sacroilíacas (próximas às nádegas) e, embora não tenha cura, pode ser controlada e tratada. Leia [+] sobre EA.
Já Dia Mundial do Lúpus é comemorado em 10 de maio e serve para chamar a atenção para essa doença reumática igualmente crônica, de origem autoimune, que causa inflamação em qualquer parte do corpo, além de lesões e manchas avermelhadas. A data lança luz ao impacto que o Lúpus causa na vida das pessoas, enfocando a necessidade de melhorar os serviços de saúde para o(a) paciente. Leia [+] sobre o Lúpus.
O dia 12 de maio, que já é o Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia, foi também instituído em 2022 como o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, síndrome que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Trata-se de uma forma de reumatismo associado à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. No Brasil, a estimativa é de que existam 4 milhões de pessoas nesta condição e, dentre elas, entre 75% e 90% são mulheres. Leia [+] sobre Fibromialgia.
A fim de enfatizar e chamar atenção para uma doença que atinge milhares de pessoas no mundo todo e ainda assim pouco conhecida, foi criado no dia 15 de maio o Dia Internacional da Síndrome de Ehlers-Danlos, representada pelas listras de uma zebra. As pessoas com essa síndrome, chamadas hipermóveis, desenvolvem a capacidade de dobrar ou estender as articulações além dos padrões. Muitas vezes, tal condição é erroneamente considerada uma vantagem, mas pode resultar em graves riscos para a saúde. Daí a importância da data para a conscientização da sociedade e dos pacientes sobre a importância do conhecimento para o tratamento correto da síndrome. Leia mais [+].
A campanha Maio Roxo serve de alerta para as doenças inflamatórias intestinais (DII's), que acometem cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Nos últimos anos, houve um aumento da prevalência e incidência dessas doenças na população brasileira, sendo as mais comuns a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Para aumentar o debate público em torno do problema e sensibilizar a sociedade da importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto para melhoria da qualidade de vida dos pacientes, foi criado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, celebrado no dia 19 de maio. Leia [+] sobre Crohn e Retocolite.
Já o dia 20 de maio é dedicado ao Dia Mundial da Doença de Behçet, doença rara, uma vasculite, isto é, uma inflamação crônica dos vasos sanguíneos, que pode causar feridas e lesões dolorosas em várias partes do corpo. A data serve também para conscientizar a população sobre a existência de outros tipos de vasculites. Leia [+].