A ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo promove, nos próximos dias 20 e 21 de outubro, atividades voltadas ao Dia Mundial de Combate à Osteoporose, comemorado no próximo dia 20.
Em São Paulo, a Estação de Metrô da Luz (Linha 1-Azul, no centro da cidade) receberá um estande onde médicos da entidade orientarão gratuitamente a população sobre a Osteoporose. A ação acontecerá das 8 às 17 horas.
“Devido ao período de pandemia, realizaremos o evento em dois dias, respeitando as regras de distanciamento e adotando todas as medidas de proteção. Por conta disso, estimamos atender em torno de 500 pessoas. A Estação da Luz foi uma alternativa viável para beneficiar um número razoável de pessoas dentro das necessárias restrições sanitárias”, salienta Francisco José Albuquerque de Paula, endocrinologista e presidente da ABRASSO.
Os pacientes também poderão realizar dois testes que auxiliam no rastreamento do aparecimento da Osteoporose:
- Teste de Calcâneo, feito por meio de um ultrassom (que não expõe o/a paciente a radiação), com foco no maior osso do pé, o calcâneo, cuja extremidade posterior popularmente é chamada de “calcanhar”.
- Teste Frax, que corresponde a um cálculo da probabilidade de o/a paciente ter uma fratura causada pela Osteoporose nos próximos 10 anos. Para chegar a tal cálculo, o/a paciente informa ao/à médico/a se apresenta fatores que são associados a risco de fratura. Em um tablet ou notebook, respondem questões como idade, peso, casos de Osteoporose na família, uso de medicamentos, tabagismo, consumo de álcool, entre outras.
As pessoas que apresentarem, nos dois exames, indicações de predisposição a fraturas, serão orientadas a fazer uma avaliação mais específica, por meio do exame de densitometria óssea, que aponta o diagnóstico de Osteoporose.
Ossos fortes, vida longa!
#TODOSCONTRAAOSTEOPOROSE