Reumatismo de partes moles

O que é o Reumatismo de partes moles?

A boa função do sistema músculo-esquelético depende da integridade de seus componentes: ossos, músculos e tendões, articulações, bursas e ligamentos. Quando um desses componentes não funciona bem, ocorre dor e dificuldade para realização de movimentos. 

No caso do Reumatismo de Partes Moles (ou Reumatismo Extra-articular, isto é, fora das articulações), esses sintomas decorrem de lesão ou de inflamação das estruturas que estão em volta das articulações: músculos, ligamentos, bursas, ênteses e tendões.

Tais lesões/inflamações vão resultar em Bursites, Tendinites e Entesites e Dor Miofascial, que são habitualmente temporárias e não causam deformidade, mas podem se tornar crônicas.

Por que essas inflamações ocorrem?

Na maioria das vezes, a inflamação/lesão dessas estruturas ocorre devido a traumatismos locais. Esse traumatismo pode ocorrer como um acidente único e violento com lesão imediata, ou pode ser o resultado de traumas crônicos resultantes de vícios posturais ou ocupacionais.






Fonte: SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. Reumatismo de partes moles. Disponível em: http://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/reumatismo-de-partes-moles/. Acesso: 19/11/19.