DMARDs sintéticos

O que são?

As drogas antirreumáticas modificadores da doença sintéticas, ou sDMARD, correspondem a um grupo variado de fármacos imunossupressores e imunomoduladores.

A imunossupressão é a redução da ativação ou da eficácia do sistema imunológico. Em geral, a imunossupressão induzida é realizada para impedir que o corpo rejeite um transplante de órgão ou para o tratamento de doenças autoimunes, fazendo com que o sistema imunológico pare de "atacar" o próprio corpo. Resumindo, a imunossupressão é um tipo de tratamento que reduz o "desejo" do sistema imunológico de atacar células saudáveis.

A imunomodulação, dizendo de modo simples, traduz-se em ajustes em algum aspecto do sistema imunológico, ajuste esse que pode ser o aumento ou a diminuição de algum composto químico ou celular ou, ainda, uma alteração na forma como um produto químico ou célula se comporta.

As sDMARD têm por objetivo induzir e manter a remissão da doença tratada, reduzir a frequência de recaídas e também reduzir a dose de corticoides utilizada. 

Algumas sDMARD

Azatioprina
É usada como um imunossupressor isolado ou, mais comumente, em combinação com outros agentes (normalmente corticosteroides), reduzindo as reações de defesa do organismo e a força do sistema imunológico. É indicada para o tratamento de Dermatomiosite/Polimiosite, Lúpus, Artrite Reumatoide severa, Poliarterite nodosa e outras condições inflamatórias. Também é usada para suprimir o sistema imunológico após o transplante de órgãos, evitando a rejeição.


Ciclofosfamida
É um potente imunossupressor indicado como terapia adjuvante do câncer de mama, após a retirada do tumor ou de mastectomia; como terapia paliativa (tratamento de sintomas) de câncer de mama metastático; e no tratamento de doenças autoimunes, com progressão nas formas graves da nefrite lúpica (inflamação do rim causada por Lúpus) e da Granulomatose de Wegener (inflamação do revestimento das fossas nasais, dos seios paranasais, da garganta ou dos pulmões).


Ciclosporina
É usada para a prevenção da rejeição de órgãos transplantados, bloqueando o desenvolvimento de células especiais que normalmente atacariam o tecido transplantado, e para o tratamento de doenças autoimunes, com Artrite Reumatoide grave, Uveíte de Behçet, casos graves de certas doenças da pele (dermatite atópica/eczema e psoríase) e doença renal síndrome nefrótica.


Cloroquina
Fármaco indicado para o tratamento da malária, da amebíase hepática e de doenças reumáticas inflamatórias, como Artrite Reumatoide, Artrite Reumatoide Juvenil, Lúpus e Sarcoidose, além de doenças desencadeadas pela luz, como a porfiria cutânea tardia e as erupções polimórficas grave. Mais recentemente foi apontada como possível droga para tratamento da COVID 19, mas sua eficácia não foi comprovada.


Hidroxicloroquina
Fármaco originalmente criado para tratar malária (doença causada por protozoários), mas que têm função contra afecções dermatológicas, provocadas ou agravadas pela luz solar, e contra as doenças reumáticas Artrite Reumatoide, Artrite Reumatoide Juvenil e Lúpus. Assim como aconteceu com a Cloroquina, a Hidroxicloroquina foi apontada como possível droga para tratamento da COVID 19, mas sua eficácia também não foi comprovada.


Leflunomida
Agente modificador de doença com propriedades antiproliferativas. É indicada para o tratamento da Artrite Reumatoide e da Artrite Psoriásica ativas, reduzindo os sinais e sintomas e inibindo a destruição das articulações. Bloqueia a formação de DNA, importante para a replicação de células, como as do sistema imunológico. Ela suprime o sistema imunológico para reduzir a inflamação que causa dor e inchaço.


Metotrexato
Indicado para o tratamento da Artrite Reumatoide e da Psoríase grave quando não responde a outros tratamentos. Na Artrite, apresenta efeitos sobre o sistema imunológico, diminuindo a inflamação. Na Psoríase, diminui a proliferação e a inflamação das células da pele. É frequentemente usado em combinação com outros medicamentos.


Sulfassalazina
Fármaco antimicrobiano que possui ação para o tratamento das doenças reumáticas Artrite Reumatoide e da Espondilite Anquilosante, Retocolite ulcerativa e Doença de Crohn. Pode diminuir a dor e o inchaço, evitar danos nas articulações e reduzir o risco de incapacidade a longo prazo. É indicada, particularmente, aos pacientes que não podem tomar comprimidos simples em razão de intolerância gastrointestinal.


sDMARD alvo-específicas

Mais recentemente, têm sido desenvolvidas sDMARD alvo-específicas, como o Tofacitinibe e o Baracitinibe e há outros agentes ainda em estudo.




Referências


AMERICAN COLLEGE OF RHEUMATOLOGY. Treatments. Disponível em: https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Treatments. Acesso: 23/12/2019.

GASPARINI, Andrese Aline et al. Imunossupressores e imunomoduladores. In: Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Barueri (SP), Manole, 2019, p. 719-724.