A Gota pode ser causada por predisposição genética aliada à alimentação inadequada e a outros fatores, como excesso de peso e ingestão de bebidas alcoólicas. Quem tem avós ou pais com a doença corre mais risco de desenvolvê-la e, por isso, deve adotar uma alimentação mais livre de proteínas, que leva à formação de ácido úrico que, em excesso, vai parar nas articulações, causando as dolorosas crises da doença.
Consumir:
- água: beber de 2 a 3 litros por dia;
- leite e derivados;
- frutas e sucos de frutas, como maçã, laranja, melancia, maracujá, morango, melão;
- verduras e legumes, como alface, agrião, repolho, beterraba, salsão, pepino, abóbora, cebola, pepino, salsinha, alho;
- carnes magras.
Esses alimentos vão facilitar a produção de urina e, assim, eliminar ácido úrico do sangue. Além disso, pode-se também usar sementes de linhaça e de chia, que são anti-inflamatórios naturais para ajudar a diminuir a dor. Uma boa forma de usar essas sementes é adicionar aos sucos com frutas diuréticas ou ao iogurte.
Evitar:
- bebidas alcoólicas;
- carne vermelha em excesso;
- alimentos ricos em frutose, especialmente as mais doces, como cerejas, manga, caqui ou figos;
- frutos do mar: mariscos, peixe, anchovas, arenque, mexilhões, cavala, sardinha, vieiras;
- produtos industrializados com algum ingrediente que tenha frutose, como refrigerantes, sucos de caixinha ou em pó, ketchup, maionese, mostarda, molhos industrializados, caramelo, mel artificial, chocolates, bolos, pudins, fast food, alguns tipos de pães, salsicha e presunto;
- alimentos com alta concentração de purinas, como aspargos, couve-flor, carne-seca ou carne processada (salsinha, presunto etc.), damasco, peixe defumado ou em conserva (como sardinha em lata).
Quando o/a paciente não estiver em crise de Gota, tais alimentos não estarão proibidos, mas devem ser controlados e consumidos com moderação para evitar o aparecimento de crises da doença.
Referências:
GUIA PRÁTICO DE ALIMENTAÇÃO & SAÚDE DE A a Z. Gold Editora, Barueri-SP, 2006.
ZANIN, Tatiana. Dieta para Gota. In: Tua Saúde, dez 2018. Disponível em: http://www.tuasaude.com/alimentacao-para-gota/. Acesso: 16/11/19.